Apresentação
Histórico
Arquitetura
Urbanismo
Construções
Computação gráfica
Identidade Visual
Avaliação de imóveis
Como contratar projetos ?
Como contratar serviços ?
Tabela de custos
Índices Gerais
Perguntas frequentes
Equipe técnica
Parceiros e fornecedores
   
 


COMO CONTRATAR SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL:

1 - Orçamento 

    Após a conclusão de todos os projetos, deve ser contratado um orçamento com profissional qualificado. Oste orçamento servirá de base para a escolha do sistema de execução mais adequado às necessidades do contratante.

2 - Sistemas de contratação:   

    Empreitada global: sistema em que o serviço é contratado por um valor fixo; corrigido por índice pré definido; com produto, prazo e custo pré determinados pelo projeto e por contrato; e orientados por um cronograma físico-financeiro para o fornecimento de mão de obra e materiais de construção.

     Função do contratante: pagar mensalmente o contratado, mediante cumprimento das etapas previstas para aquele período.

     Função do contratado: fornecer mão de obra, comprar materiais, resolver todo tipo de problema relacionado com a construção e ser R.T. da obra, mediante recebimento mensal do serviço executado.

    Administração: com base em um orçamento contratado com profissional qualificado, feito de acordo com as especificações de projeto, é estimado um custo para a obra. A partir do custo estimado, faz-se um contrato de administração que tem uma porcentagem definida ( geralmente de15% sobre o valor de todos os custos da obra ) para a remuneração do contratado.

     Função do contratante: fiscalizar as compras e os pagamentos de serviços feitos pelo contratado através dos orçamentos apresentados, das notas fiscais de compra, e dos recibos de prestação de serviço e pagamento de mão de obra. Com base nos custos mensal ou quinzenal, é calculada a remuneração do contratado.

     Função do contratado: fazer cotação de preço, comprar materiais, resolver todo tipo de problema relacionado com a construção e ser R.T. da obra, mediante recebimento da porcentagem pré-definida.

     Acompanhamento: fica estabelecido um valor fixo mensal para que o contratado fiscalize a execução fidedigna do projeto.

     Função do contratante: fazer as compras de material com base nas listas fornecidas previamente pelo mestre de obras e pelo contratado; Fazer os pagamentos da mão de obra mediante cumprimento das etapas do período.

    Função do contratado: fiscalizar a execução fidedigna do projeto; fiscalizar a qualidade dos serviços; fornecer lista de material a ser utilizado em períodos subsequentes, mediante recebimento do valor fixo pré-definido.

    Neste caso o contratado não deve ser o R.T. da obra.

    Empreitada de mão de obra: fica estabelecido um valor fixo mensal para que o contratado forneça mão de obra, se responsabilize pelos serviços, acompanhe e fiscalize o trabalho da mesma, podendo ser o R.T. da obra ou não.

     Função do contratante: fazer as compras de material com base nas listas fornecidas previamente pelo mestre de obras e pelo contratado e fiscalizar a evolução do serviço de acordo com um cronograma físico-financeiro fornecido.

    Função do contratado: fornecer mão de obra especializada; executar de forma fiel o projeto; garantir a qualidade dos serviços; fornecer lista de material a ser utilizada em períodos subsequentes, mediante recebimento mensal de um valor fixo pré-definido.




 
   
 
Top